colunistas do impresso

Mês missionário

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Estamos no mês de outubro e, para os católicos, esse é o mês especialmente missionário. Todos os anos, durante esse mês, somos convidados a refletir sobre nossa vocação missionária. Para nos ajudar na reflexão, a Igreja nos propõe sempre um tema e um lema. Este ano temos como tema: "Cristo é missão" e como lema: "Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos" Atos 4.20.

Ao dizermos que Cristo é missão, vamos além de pensar que Cristo apenas faz missão ou que alguns anos, alguns dias, alguns fatos da vida de Jesus são missionários. Isso vai muito além. Cristo é missão porque tudo em Jesus Cristo constitui-se ação missionária: sua encarnação, seu nascimento, suas palavras, sua doutrina, seus milagres, suas alegrias, seu sofrimento, sua paixão, sua morte e sua ressurreição; enfim, toda a sua vida e, em todos os sentidos, é missionária. Então, ao dizermos que Jesus Cristo é missão, deduzimos que seus discípulos, também o são, que a Igreja é missionária; Cristo como fonte e causa e a Igreja como discípula continuadora de sua missão.

Missão é tarefa, encargo, escolha, privilégio e responsabilidade. Missão é semeadura! No caso de Jesus Cristo, missão é semeadura de paz, de esperança, de amor, de verdade e de vida. Nós, como seguidores de Cristo, falamos a mesma linguagem que Ele falou; ou seja, nossa missão consiste em tornar presente e atual sua proposta nesse momento em que vivemos.

Tornamos presente a notícia de que Deus existe, de que Ele nos ama e nos acompanha, mas também de que Ele nos convida a uma vida de fraternidade. Sim, nós não podemos deixar de falar a respeito do que vimos e ouvimos; não podemos deixar de falar das palavras e dos gestos de bondade, de misericórdia, de compreensão e de ternura mostrados por Jesus Cristo.

Nesse sentido, cada um de nós é chamado, além de fazer obras missionárias, ser missão pela palavra, pelas atitudes e pela nossa própria vida. Entendemos que ser missão abrange a totalidade da vida, do tempo e do espaço, por isso, onde estamos, onde trabalhamos, onde vivemos aí somos missão.

Portanto, neste mês de outubro, somos convidados a reavivar nossa consciência de que, como cristãos, somos missionários e de que devemos estar em missão permanente através de nossas atitudes e de nossa vida. Somos, sim, chamados, sobretudo agora, pós-pandemia, a anunciar a vida, a alegria e a esperança, virtudes que a pandemia tentou roubar.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Salvar a biodiversidade Anterior

Salvar a biodiversidade

Um conselho para promoção da igualdade racial em Santa Maria Próximo

Um conselho para promoção da igualdade racial em Santa Maria

Colunistas do Impresso